..
O PRIMEIRO TARZAN DO CINEMA
..

..
A História: John e Alice Clayton são passageiros do barco Fuwalda, cujo destino é a África. Quando o barco sofre um motim, o marinheiro Binns lhes salva a vida. Lord e Lady Greystoke, John e Alice, são “abandonados” então na costa da África. Ele morre em poucos dias; Lady Greystoke consegue sobreviver por mais algum tempo, até o nascimento de seu bebê. A criança, órfã, é adotada por Kala, um gorila, que cuida do menino como se fosse um filhote seu. Binns regressa 10 anos depois para buscar os Clayton, o marinheiro descobre o menino, agora homem, que crescera na selva e se educara através dos livros de seu pai, e que se chama Tarzan, e então Binns regressa para a Inglaterra para informar o corrido. Uma expedição liderada pelo professor Porter é enviada para investigar a história de Binns. Jane, a filha do professor, que fora junto com o pai, é capturada por nativos e é salva por Tarzan. Depois de muita aventura e sustos por parte da moça, ela se apaixona pelo homem macaco, e aí começa uma nova história.
..
Histórias sobre a história: Primeira adaptação para o cinema do clássico personagem criado pelo escritor Edgar Rice Burroughs. Com segura direção de Scott Sidney, tendo como ajudante de direção Charles Watt, produção de William Parsons, roteiro de Fred Miller e Lois Weber, fotografia de Enrique Juan Vallejo e vestuário de E. M. Jahrhaus, Tarzan – O Rei dos Macacos foi o início de uma série de mais de 200 filmes feitos sobre a legendária figura criada por Edgar Rice Burroughs.
Porém, a história deste filme é um pouco confusa, que merece uma melhor explicação. Pois em muitos sites sobre estes filmes antigos, encontramos a seguinte situação: o primeiro filme sobre Tarzan seria este de 1918 com o ator Elmo Lincoln, e na verdade, é! Porém encontramos um outro ator também como Tarzan da mesma época; o que fica a seguinte pergunta no ar: houve um outro filme sobre Tarzan no mesmo ano? Na verdade não houve. Só depois de muito pesquisar é que acabei descobrindo o que aconteceu. O fato foi o seguinte: Stellan Windrow , o outro Tarzan, foi o ator que começou a filmar em 14 de agosto de 1917 este filme e já tinha se envolvido com as cenas nas copas das árvores, quando teve que interromper as filmagens por causa de uma convocação para servir o seu país na guerra, onde alistou-se como marinheiro.
A produtora de "Tarzan dos Macacos" na época era a National Film Corporation, que pagou a importância de $ 1,000 dólares pelo direito autoral das imagens e a garantia de poder utilizar as cenas já gravadas sem precisar creditar a participação de Stellan Windrow no filme.
Começa então uma busca frenética para sua substituição, pois o tempo estava passando e os gastos iriam se tornar um grande problema, caso houvesse dificuldades para continuar as filmagens. Algumas semanas mais tarde, um ator, que acabava de chegar de Los Angeles foi procurado pelo produtor de "Tarzan dos Macacos" e foi contratado para atuar no lugar de Stellan Windrow. Seu nome era Elmo Lincoln. Sua estatura e porte físico pouco avantajado para o papel, juntou-se ao medo de altura, o que manteve Elmo Lincoln afastado de fazer alguns trabalhos nas árvores. No entanto, se Elmo não era alto o suficiente, era atarracado e forte; e, sobretudo bom ator. Para a produtora eram quesitos mais do que suficiente e Elmo foi contratado. Portanto, e em conseqüência disso, o resultado final depois das montagens, nos mostra um Tarzan atlético voando pela selva nas cenas de altura e um outro Tarzan, forte e atarracado lutando com os leões e atuando no solo.
..
Stellan Windrow
(O Tarzan das árvores.)
..

Elmo Lincoln
(O Tarzan do solo.)
....
Mas isto não tem a menor importância, o que importa mesmo é que a produtora, diante da saia justa em que ficou, depois do “abandono” do primeiro ator que foi para guerra, conseguiu remediar a situação e fazer um filme, que se não é o melhor sobre o famoso personagem, é, com todo o direito, o "clássico" dos clássicos sobre tema, já que foi o primeiro filme sobre o famoso personagem Tarzan.
Sobre as muitas curiosidades e histórias que cercam este filme, podemos destacar uma: Numa cena em que Tarzan (Elmo Lincoln) lutaria com um leão para salvar a amada Jane, ele agarrou a fera pelo rabo e o puxou para si. O leão não gostou e se virou para Elmo e começou a morder. Elmo pegou sua faca e lutou com ele. Acabou matando, de verdade, o leão no set de filmagem. Foi uma experiência chocante para o ator.
..
..
Jane Porter (Enid Markey) e Tarzan (Elmo Lincoln)
..
....
Finalizando, quero dizer que a figura de Tarzan acompanhou boa parte de minha infância e adolescência, principalmente os protagonizados por Johnny Weissmüller. Por isso, assistir esta raridade de 1918 protagonizada por Elmo Lincoln é de um romantismo sem par. Por ser o primeiro filme a tratar do personagem clássico de Burroughs, faz do filme um clássico do cinema mudo mundial.
..

Nenhum comentário:

Postar um comentário